Menu

NCEP

Tutorial de como plotar imagens da Reanálise do NCEP


Elaborado por: Rafael Pereira


Para gerar as figuras do "Exemplo 2" de Baixas Polares, foram utilizados os dados da Reanálise 1 do NCEP/NCAR, que podem ser plotados diretamente na página da NOAA seguindo os passos abaixo.

Passo 1 - Acessar a página da NOAA através do seguinte link: www.esrl.noaa.gov/psd/data/composites/hour/
Este link é um atalho para a área de plotagem de variáveis disponíveis a cada 6 horas.

Passo 2 - Nos dois primeiros campos deve-se escolher a variável e o nível desejado. Há 20 variáveis disponíveis, e 17 níveis de pressão, além de superfície e tropopausa, como mostra a Figura 1 nos campos 1 e 2.

Passo 3No terceiro campo deve-se definir a data, podendo ser um horário único ou um intevalo de tempo. A ordem de preenchimento é “ano, mês, dia, hora” de acordo com campo 3 da Figura 1.

Figura 1. Campos iniciais à serem preenchidos no site da NOAA.

Passo 4No campo 4 da Figura 2 deve-se escolher a região do globo que será plotada. Há 19 opções, incluindo todo o globo (ALL) e a opção personalizada (CUSTOM), que foi utilizada neste exemplo.

Passo 5 - Após selecionar a opção “personalizada” no passo anterior, deve-se indicar as coordenadas da região que será plotada no campo 5 da Figura 2. A ordem de preenchimento é:
    • Latitude:  latitude inferior e latitude superior. Lembrando que o intervalo é do Pólo Sul (-90) ao Polo Norte (90).
    • Longitude: Longitude da fronteira esquerda e longitude da fronteira direita. Neste caso é possível usar o intervalo de 0 a 360 partindo do meridiano de Greenwich e deslocando para leste, ou o intervalo de -180 a 180 estabelecendo o meridiano de Greenwich como centro.

Passo 6No campo 6 deve-se determinar a projeção em que será plotada a imagem. Há 3 opções indicadas na Figura 2.


Figura 2. Definindo a região e projeção da imagem.

Passo 7Ao fim do preenchimento basta clicar em Criar Plotagem (“Creat Plot”) como mostrado no campo 7 da Figura 2, e a imagem será gerada com informações básicas da plotagem e opções para download  (Figura 3).

Usando as definições apresentadas, como exemplo, nas Figuras 1 e 2 acima é possível gerar a imagem da Figura 3 que mostra os vetores e intensidade (shaded) do vento em superfície para as 00Z do dia 26 de novembro de 2011.

Figura 3. Informações sobre a plotagem e Imagem final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.