Menu

quarta-feira, 20 de julho de 2016

20160619 00Z

Por: Lucas Rodrigues
Revisado por: Yusvelis 

00Z19062016


Para a carta em altos níveis, 250 hPa (Figura 1), o jato subtropical (JST, linha vermelha) situa-se entre 20°S e 30°S, sobre o Atlântico, passando sobre o PR e SP. O jato polar norte (JPN, linha laranja) encontra-se entre 30°S e 40°S dividido em duas entre o Pacífico ao Atlântico, passando pela Argentina e o RS. Mais ao sul, observa-se o jato polar sul (JPS, linha amarela) dividido em partes entre o Pacífico e o Atlântico. Há também a presença de duas altas pressões sobre o Atlântico e o nordeste do Brasil.
Figura 1: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 250hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta em médios níveis, 500 hPa (Figura 2), temos as assinaturas do JPN entre 40ºS e 50ºS e do JPS entre 50ºS e 60ºS. Observa-se a presença de duas baixas pressões sobre o oceano Atlântico a leste da Argentina.

Figura 2: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 500hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta em baixo níveis, 850 (Figura 3), temos que o avanço da alta pressão com centro sobre o oceano Atlântico está desfavorecendo a formação do jato de baixos níveis. Observa-se, devido a localização das baixas nesta figura, e nas figuras 2 e 4, a assinatura barotrópica do sistema.

Figura 3: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 850hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta de superfície (Figura 4), vemos as assinaturas a frente fria e quente sobre o oceano Atlântico. Percebe-se também o avanço das altas pressões sobre o continente inibindo a formação de nebulosidade.

Figura 4: Campo de Pressão em superfície e Espessura entre 1000 e 500hPa (Fonte:MASTER).

A Figura 5 mostra a temperatura realçada das nuvens onde se observa que há pouca nebulosidade sobre a América do Sul conforme citado acima.

Figura 5: Temperatura realçada das nuvens (Fonte:CPTEC).

A Figura 6 mostra os acumulados de precipitação sobre a América do Sul.

Figura 6: Precipitação acumulada em 24 h (Fonte:OGIMET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.