Menu

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

20150902 12Z

Fig1 - Imagem do satélite GOES, no canal do vapor d'água com realce 1. Retirado do site do CPTEC.

Fig2. Imagem do satélite GOES, no canal do infravermelho realçado. Retirado do site do CPTEC.
Fig.3 - Carta sinótica para o nível de 250hPa. Retirada do site do Master_IAG/USP. As variáveis são: geopotencial e vento, além de dados de sondagem de T(°C) e TD(°C). 

Para o nível de 250hPa, pode-se notar que na baixa identificada pelo continente existe uma região de baixa temperatura na imagem de satélite, além disso nas regiões de jatos se nota a distribuição de vapor d'água mostrando um forte gradiente de umidade, ou seja, regiões escuras, muito próximas à regiões mais claras. Esse padrão é visível nos três jatos.  
Fig.4 - Carta sinótica para o nível de500hPa. Retirada do site do Master_IAG/USP. As variáveis são: geopotencial e vento, além de dados de sondagem de T(°C) e TD(°C). 


Fig.5 - Carta sinótica para o nível de 850hPa. Retirada do site do Master_IAG/USP. As variáveis são: geopotencial e vento, além de dados de sondagem de T(°C) e TD(°C).


Fig.6 - Carta sinótica para o nível de superfíce. Retirada do site do Master_IAG/USP. As variáveis são: espessura da camada e distribuição do vento.
Fig.7 - Distribuição da precipitação. Imagem retirada do site OGIMET. 
Analisando a fig. 6 concomitantemente com a fig.7 nota-se que no sul do Brasil foi a região com valores de precipitação coincidindo com a região por onde a frente fria está avançando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.