Menu

quarta-feira, 20 de julho de 2016

20160603 00Z

Por: Lucas Rodrigues
Revisado por: Yusvelis 

00Z03062016


Para a carta em altos níveis, 250 hPa (Figura 1), o jato subtropical (JST, linha vermelha) situa-se entre 15°S e 25°S, entre o Pacífico e o Atlântico, passando sobre o Paraguai, sul de SP e PR. O jato polar norte (JPN, linha laranja) encontra-se entre 25°S e 40°S se estendendo do Pacífico ao Atlântico, passando pelo Norte da Argentina, RS e SC. Mais ao sul, observa-se o jato polar sul (JPS, linha amarela) dividido em duas partes: no Pacífico e no Atlântico. Há também a presença de uma baixa pressão à leste do Uruguai.

Figura 1: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 250hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta em médios níveis, 500 hPa (Figura 2), temos as assinaturas do JPN entre 25ºS e 35ºS e do JPS entre 45ºS e 60ºS. Observa-se a presença de uma alta pressão sobre a porção noroeste da América do Sul desfavorecendo a nebulosidade nessa região. Mais ao sul, a presença do cavado entre as latitudes 25ºS e 40ºS sobre o pacífico favorece a formação de nebulosidade sobre o Chile e o oeste da  Argentina como pode ser visto na Figura 5.

Figura 2: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 500hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta em baixo níveis, 850 (Figura 3), temos os jatos de baixos níveis trazendo calor e umidade da região amazônica para o sudeste do Brasil. Observando o cavado citado na Figura 2 e comparando com as situações observadas nas Figuras 3 e 4, vemos que há uma estrutura baroclínica do sistema favorecendo a convecção na região do Chile e oeste da Argetina, como pode ser observado na Figura 5.
Figura 3: Campo de Linhas de Corrente e Geopotencial no nível de pressão de 850hPa (Fonte:MASTER).

Para a carta de superfície (Figura 4), vemos as assinaturas a frente fria e quente sobre o o continente e o oceano Atlântico, causando precipitação sobre o SP, MG e RJ e sobre o oceano. A presença das baixas pressões mostradas na figura têm impedido os avanços sobre o continente das altas subtropicais do Atlântico Sul e do Pacífico Sul.

Figura 4: Campo de Pressão em superfície e Espessura entre 1000 e 500hPa (Fonte:MASTER).

A Figura 5 mostra a temperatura realçada das nuvens corroborando as informações contidas nas cartas sinóticas acima.

Figura 5: Temperatura realçada das nuvens (Fonte:CPTEC).

A Figura 6 mostra os acumulados de precipitação sobre a América do Sul.

Figura 6: Precipitação acumulada em 24 h (Fonte:OGIMET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.