Menu

quinta-feira, 14 de julho de 2016

20160702 00Z

Por: Andrea Viteri
Revisado por: Sameh

      A partir da carta sinotica de 250hPa (Figura 1) pode-se identificar a presença dos Jatos Subtropical (JS), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS). O primeiro deles, o JS, esta localizado no Oceano Pacifico entre 15°S e 26°S, no continente entre 25°S e 33°S e no Atlântico entre 20°S e 27°S com direção sudeste. O JPN oscila entre 30°S e 47°S e atravessa o sul do continente no centro de Chile e Argentina até chegar ao Atlântico. E o JPS atua no Pacifico aos 55°S e no Atlântico ao sul do JPN entre 45°S e 55°S. A Figura 1, mostra também a formação do cavado no nordeste do Brasil em 43°W, e as circulações anticiclônicas com centros aproximadamente em 1°N no norte do América do sul e 10°S no oceano Pacifico.

Figura 1.Analise do GFS-250hPa para o dia 16 de junho 2016 às 12Z. A linha vermelha indica o Jato Subtropical (JST), a linha laranja o Jato Polar Norte (JPN) e a linha roxa o Jato Polar Sul. Fonte: MASTER

     Na carta de 500hPa (Figura 2), observa-se o JPN e JPS em 50°S e 55°S respectivamente. Além disso, tem-se a formação de duas sistemas de alta pressão que predominam a maior parte do centro do continente, os quais causam que toda esta área não presente nebulosidade como pode-se observar na imagem de satélite (Figura 5) e por tanto, esta região não presenta precipitação (Figura 7). No oceano Pacifico, atua um sistema de alta pressão com centro 15°S e um sistema de baixa pressão com centro aproximado de 40°S. Observa-se também a formação de cristas e cavados que se indicam em amarelo.

Figura 2. Analise GFS-500hPa para o dia 02 de julho 2016 às 00Z. A linha roxa indica o Jato Polar Sul, a linha laranja o Jato Polar Norte, as linhas amarelas indicam as cristas ("dente de serra") e os cavados (linhas tracejadas), e as letras B e A os centros de baixa e alta pressão respectivamente. Fonte: MASTER

Na carta sinótica no nível de 850hPa da 00Z (Figura 3) observa-se o escoamento anticiclónico ao leste do continente associado a presença do anticiclone do Atlântico observado na carta da superfície (Figura 4) atuando com uma crista na regiao sul do Brasil. Pode-se observar no Oceano Pacifico a formação dos sistemas de alta pressão com centros ao redor de 40°S/103°W e 47°S/80°W e um sistema de baixa pressão com centro em 40°S/85°W aproximadamente.

Figura 3. Analise GFS-850hPa para o dia 02 de julho 2016 às 00Z. A linha amarela indica a crista ("dente de serra"); a letra A em azul o centro de alta pressão e a letra B em vermelho o centro de baixa pressão. Fonte: MASTER


     Na carta da superfície (Figura 4) observa-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do continente que oscila entre os 7°N e 14°N no Oceano Pacifico e entre os 5°N e 9°N no Oceano Atlântico. Ao sul do continente, se localiza um sistema frontal de tipo estacionário entre o limite de Argentina e Brasil e prolongando-se até o Oceano Atlântico onde torna-se uma frente fria. Mais ao sul observa-se uma frente fria no Oceano Atlântico, a partir da latitude de 50°S. A presença das duas frentes é associado aos Jatos bem definidos em 250hPa (Figura 1). Além disso, pode-se observar a formação dos sistemas de alta e baixa pressão no Oceano Pacifico e no Atlântico. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) localizada ao leste de 10°W, a Alta Subtropical do Pacífico Sul ao oeste de 100°W e em torno ao centro de baixa pressão (85°W aproximadamente) tem-se um sistema frontal em oclusão.
Figura 4. Analise GFS-Superfície para o dia 02 de julho 2016 às 00Z. A linha amarela indica a ZCIT, as letras B e A os centros de baixa e alta pressão respectivamente, e a frente fria (azul), frente quente (vermelho) e frente oclusa (roxo); ASAS é a Alta Subtropical do Atlântico Sul e ASPS é a Alta Subtropical do Pacifico Sul. Fonte: MASTER

     No canal do vapor d'água (Figura 5), observa-se ao norte do continente nuvens mais convectivas pela presença da Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT), e novamente pode-se observar os Jatos: JST, JPN e JPS. No Oceano Atlântico, ao sul,  pela presença do JPN e a formação da frente fria tem-se uma queda de Temperatura como se mostra na Figura 6.



Figura 5. Imagem de satélite GOES-13 de vapor d'água das 00Z do dia 02 de julho de 2016.  A linha laranja indica o JPN, a roxa o JPS e a vermelha o JST. A ZCIT está indicada em amarelo.  Fonte: CPTEC.

Figura 6. Imagem de satélite GOES-13 de temperatura realçada do dia 02 de julho de 2016 às 00Z. Fonte: CPTEC.
Figura 7. Precipitação acumulada em 24h do dia 02 de julho de 2016 às 00Z. Fonte: OGIMET


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.