Menu

domingo, 5 de julho de 2015

20150704

                             Análise Sinótica do dia 04/07/2015 às 00Z

                                                              Paulo Moura


Figura 1: Canal do Vapor D'água do GOES-13 ( ZCIT  - verde, JST  - vermelho, JPN laranja e JPS - amarelo). (Fonte: DSA-CPTEC).



Com base na Figura 1, pode-se observar que a ZCIT está posicionada sobre a parte mais ao leste da Venezuela, sobre a região litorânea desta. Sobre o oceano Pacífico, observa-se que a ZCIT se estende sobre uma parte litorânea da Colômbia, do Panamá e Costa Rica. Em relação ao JST, nota-se que ele estende sobre o oceano Pacífico e cruza o Chile e a Argentina, chegando ao Brasil. O JPN, encontra-se sobre o oceano Atlântico, assim como um dos ramos do JPS, sendo que, o outro ramo deste, se encontra sobre o Pacífico, atingindo o Chile.  

Figura 2: Carta sinótica no nível de 250 mb. (Fonte: Master).



Em relação a Figura 2, pode-se observar as presenças dos jatos, que foram plotados conforme a indicações das Figuras 3 e 4, que mostram os núcleos de cada jato. Em aproximadamente 50° S - 90° W, observa-se um ciclone bem definido, que pode ser visto também na Figura 1.

Figura 3: Corte vertical em 40° W. (Fonte: aulamaster).

Figura 4: Corte vertical em 80° W. (Fonte: aulamaster).


                                                                   
                                                  Figura 5: Carta sinótica no nível de 500 mb. (Fonte: Master).


No nível de 500 mb (Figura 5), pode-se observar a presença de um anticiclone em 15° S – 110° W, sobre o oceano Pacífico. UM outro centro anticiclônico encontra-se sobre o continente brasileiro, em cima do Estado de Tocantins e Bahia. O ciclone que se encontrava sobre 50° S - 90° W no nível de 250 mb, persiste no nível de 500 mb.


Figura 6: Carta sinótica no nível de 850 mb. (Fonte: Master).


No nível de 850 mb (Figura 6), nota-se que o pequeno ciclone que aparece nos níveis de 250 e 500 mb, se tornam bem mais intenso no neste nível. É possível observa a presença da ASAS e da ASPS. Sobre o continente brasileiro, nota-se presenças de cristas sobre a parte sudeste e centro-oeste. Em aproximadamente 50° S – 50° W, observa-se a presença de um ciclone, seguido por outro mais a leste.   

Figura 7: Carta sinótica no nível de 1000 mb. (Fonte: Master).

No nível de 1000 mb (Figura 7), observa-se o posicionamento da ZCIT, assim como na Figura 1. Sobre o Atlântico, nota-se a presença da ASAS. Nesta imagem possui duas frentes, que na qual, uma se estende entre o sul e o sudeste do Brasil até o Atlântico e, a outra, se encontra sobre o oceano Pacífico.


Figura 8: Divergência de umidade e pressão ao nível médio do mar (PNM). (Fonte: aulamaster).



Figura 9: Precipitação acumulada nas últimas 24 horas. (Fonte: ogimet.com).


Em relação a precipitação acumulada nas últimas 24 horas (Figura 7), nota-se que entre os Estados de São Paulo e Paraná, ocorreu um grande acúmulo de precipitação, chegando até 125 mm sobre o Estado de São Paulo.


Referências:

http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic 

http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynop?zona=amersurc&base=bluem&proy=orto&ano=2015&mes=07&day=04&hora=00&vr4=R4&enviar=Ver

 Campos gerados: Aulamaster (MASTER-IAG)















 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.