Menu

domingo, 5 de julho de 2015

20150705

Análise Sinótica das 00Z do dia 05/07/2015

Analisado por:
Rafael Pereira


Figura 1. Imagem do satélite GOES-13 para o vapor d'água das 00Z do dia 05 de julho de 2015.  As linhas indicam a posição dos jatos (JST em vermelho, JPN em laranja JPS em amarelo). A ZCIT está indicada em verde. Fonte: CPTEC.

Na imagem do vapor d’água para as 00Z do dia 05 de julho (Figura 1) observa-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) localizada aproximadamente entre 5° e 7° norte no Pacífico e Atlântico, e segue quase que horizontalmente por essas latitudes. No Pacífico, a ZCIT está associada à intensa nebulosidade enquanto que no Atântico há pouca nebulosidade. É possível observar o JST à oeste do continente, sobre o Pacífico, entre 20°S e 30°S e em torno de 30°S sobre o continente e Atlântico oeste. O ramo norte do Jato Polar (JPN) está localizado entre 30°S e 35°S aproximadamente, e o ramo sul do Jato Polar (JPS) entre 35°S e 60°S.

Figura 2. Carta sinótica em 250 hPa. Jatos identificados pelas cores: vermelha (JST), laranja (JPN) e amarelo (JPS). Fonte: CPTEC.

Na análise da carta de 250hPa das 00Z do dia 05 de julho (Figura 2), o JST à oeste do continente se encontra acoplado ao JPN. Ao cruzar o continente, os jatos se acoplam novamente com um centro de máxima intensidade em 25°S à oeste do Atlântico Sul como é possível observar no corte vertical em 45ºW (Figura 3) pelo gradiente de temperatura e intensidade do vento. O cavado indicado na análise do dia anterior em 50°O deslocou-se para leste e pode ser visualizado pela curvatura do vento (vetores) em 40°O.

Figura 3. Corte vertical em 45ºW da temperatura potencial (K) e magnitude do vento às 00Z do dia 05 de julho de 2015. Fonte: Master/IAG

Na Figura 3 é possível observar o centro de máxima intensidade dos ventos relacionado ao acoplamento do JST e JPN em 30°S aproximadamente, e o centro relacionado ao JPS em 50°S aproximadamente.

Figura 4. Carta sinótica em 500 hPa. Alta e baixa pressão indicadas pelos círculos vermelho e azul, respectivamente. Cavado indicado pela linha tracejada e Crista pela linha serrilhada. Fonte: CPTEC.

Na análise da carta de 500hPa das 00Z do dia 05 de julho (Figura 4) é possível observar o JPN, que é mais intenso após cruzar o continente em torno de 30°S. A alta do Pacífico está na mesma posição do dia anterior e localizada em torno de 17°S e 108°W, a alta sobre o continente está em torno de  15°S e 41°W sobre o estado da Bahia, após a análise do dia anterior um centro de alta pressão se formou em 39°S e 12°W. A baixa pressão indicada no dia anterior sobre o Pacífico Sul deslocou-se para leste e está em torno de 50°S e 85°W.

Figura 5. Carta sinótica em 850 hPa. Alta e baixa pressão indicadas pelos círculos vermelho e azul, respectivamente. Cavado indicado pela linha tracejada e Crista, pela linha serrilhada. Fonte: CPTEC.

Na análise da carta de 850hPa das 00Z do dia 05 de julho (Figura 5) é possível observar a alta pós frontal sobre o centro-sul do continente e a influência do ramo norte da ASAS sobre a região nordeste do Brasil. A alta do Pacífico (ASPS) tem seu centro em torno de 25°S e 93°W. É possível observar três centros de baixa pressão, dois deles sobre o Pacífico Sul com centros em 50°S/87°W e 40°S/120°W, sendo este último associado divergência de umidade no sul do continente (Figura 6), e outro centro sobre o Atlântico Sul (42°S/31°W), estes ciclones normalmente estão associado a sistemas frontais frios, como é possível ver nos campos de pressão e divergência de umidade observados na Figura 6.

Figura 6. Campos de Pressão e Divergência de Umidade, gerados pelo GFS. Fonte: Master/IAG

Figura 7. Carta sinótica de Superfície. Fonte: CPTEC.

Na análise da carta de superfície das 00Z do dia 05 de julho (Figura 7) observa-se uma frente fria sobre grande parte do continente estendendo-se da direção NW-SE desde o sul do Amazonas, Bahia e Atlântico onde há um centro de baixa pressão de 992hPa. A alta pós-frontal tem centro de 1024hPa. No Pacífico Sul observa-se uma frente fria com centro de 984hPa adentrando o continente. A ASPS tem centro de 1020hPa e dele se estende uma crista na direção SW. A ASAS tem centro de 1032hPa sobre parte do Atlântico Sul e dele se estende um cavado no sentido NW em direção ao continente.

Figura 8. Acumulado de precipitação em 24h. Fonte: ogimet.com

Na imagem de precipitação acumulada em 24 horas para o dia 05 de julho (Figura 8) observa-se altos valores de precipitação sobre a Bolívia e sobre região sudeste e centro-oeste do Brasil associada a entrada do sistema frontal. Pouca ou nenhuma precipitação ao norte da região sudeste e interior do nordeste, com exceção do litoral do nordeste devido a convergência de umidade (visíveis na Figura 6) associada ao ramo norte da ASAS e ventos alísios, que transporta ar quente e úmido para a região. A precipitação sobre o centro da região norte está associada a convecção local.


Referências:

(1) Imagem de satélite: http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logi

(2) Cartas Sinóticas - CPTEC/INPE:  http://img0.cptec.inpe.br/~rgptimg/Produtos-Pagina/Carta-Sinotica/Analise/impressao/


(3) Produto Aulamaster - MASTER-IAG



(4) http://www.ogimet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.