Menu

sexta-feira, 3 de julho de 2015

20150703

Análise Sinótica de 03.07.2015, às 00Z
Por Lucas Paiva


Figura 1: Canal do Vapor D'água do GOES-13, com marcações da ZCIT (verde), JST (vermelho), JPN (laranja) e JPS (amarelo). (Fonte: DSA-CPTEC)

A imagem de satélite para o vapor d'água mostra uma ZCIT de orientação zonal sobre o Pacífico, em torno de 10°N. Sobre o Atlântico, os ventos em superfície convergem numa orientação de nordeste, compreendendo as latitudes de 10°N até o Equador. Nota-se também a presença do JST entrando no continente, até o extremo norte da Argentina. O ramo norte do Jato Polar é mais evidente também sobre a Argentina, enquanto que o ramo sul aparece em um núcleo sobre a Terra do Fogo e sobre o Atlântico Sul.

Figura 2: Carta Sinótica em 250 hPa.(Fonte: MASTER-IAG)

Pelo campo dos ventos em altos níveis, observam-se outras regiões onde aparecem os Jatos. O JST e o JPN possuem núcleos entre 120°W e 110°W. Uma circulação ciclônica em altos níveis, centrada entre 10°W e 0°, é responsável por desviar o curso do JST para 15°S e do Jato Polar para 50°S, aproximadamente. Há uma série de cavados em altos níveis, destacando-se o que se localiza de 35°S a 50°S, sobre o Pacífico, associado a uma frente fria em superfície. O cavado que penetra a Argentina entre 70°W e 50°W pode estar associado às precipitações ocorridas na região, a serem vistas ao fim desta análise. Um terceiro importante cavado aloca-se sobre a região Nordeste brasileira, estendendo-se até a costa norte do continente.

Figura 3: Secção longitudinal (10°W) da atmosfera, mostrando vento (isolinhas pretas, em m/s) e temperatura potencial (sombreado, em K). (Fonte: MASTER-IAG)

Essa secção longitudinal em 10°W ilustra a variação vertical e latitudinal dos ventos., bem como a temperatura potencial na área seccionada. Os núcleos de jato observados na figura 2 aparecem novamente aqui, entre 200 hPa e 350 hPa. Como visto, o JST aparece entre 15°S e 10°S, com ventos de 40 m/s e temperaturas no intervalo de 345-355 K. Entre 45°S e 50°S, aparecem os dois ramos do JP, com velocidade de 60 m/s, com temperaturas entre 310 e 320 K.

Figura 4: Carta sinótica em 500 hPa. (Fonte: MASTER-IAG)

Novamente, vê-se a zona de baixa pressão em 5°W, com um cavado associado. O cavado identificado sobre a Argentina também apresenta uma assinatura nesse nível de pressão, assim os cavados e a crista observados sobre o Oceano Pacífico. A Alta observada sobre o continente em 10°S nos dias anteriores persiste hoje. Nota-se ainda outra Alta em baixas latitudes, sobre o Pacífico.

 Figura 5: Carta Sinótica em 850 hPa. (Fonte: MASTER-IAG)

Nesse nível há duas zonas de alta pressão nos flancos da América do Sul, centradas em, aproximadamente, 40°S - 80°W e 35°S - 40°W. Ao Norte da Baixa que se identificou entre 55°S e 60°S aparece outra baixa, em 43°S e 100°W. A crista que vem sendo observada desde o dia 29.06 sobre o Centro-Oeste e Norte brasileiros permanece.

Figura 6: Carta Sinótica em superfície. (Fonte: MASTER-IAG)

Observam-se bem definidas a ASPS a ASAS, esta ao Norte de uma frente fria associada a uma baixa pressão que vem se deslocando para leste há alguns dias. Outra frente fria pode ser identificada, associada à baixa em 43°S-100°W, bem como uma frente quente. A baixa entre 55°S e 60°S permanece atuante, com um cavado associado. A convergência dos ventos em baixas latitudes permitiu traçar as bandas da ZCIT, em 10°N no Pacífico, e entre 0° e 10°N no Atlântico.
Figura 7: Divergência de umidade e pressão reduzida ao nível médio do mar (Fonte: MASTER-IAG)

Ao comparar os campos de divergência de umidade com a carta sinótica em superfície, pode-se corroborar a posição das frentes frias. Porém, observa-se uma região bem organizada de convergência de umidade logo à frente da frente fria identificada em 100°W. Notam-se também convergências ao Sul do Brasil, na Argentina e no litoral Nordestino.

Figura 8: Precipitação acumulada em 24h. (Fonte: Ogimet)

A convergência de umidade no Sul brasileiro, bem como na costa do NE, resultou em altos índices de precipitação, como se vê na Figura 8.


Referências:

DSA-CPTEC: http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic;jsessionid=4EFE65DD1836114BDD55E6802F4782FB

MASTER-IAG: http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Ogimet: http://ogimet.com/cgi-bin/gsynop?zona=amersurc&base=bluem&proy=orto&ano=2015&mes=07&day=03&hora=12&vr4=R4&enviar=Ver

Campos gerados: Aulamaster (MASTER-IAG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.