Menu

segunda-feira, 27 de junho de 2016

20160615 00Z

 por: Jimena Roncancio
revisado por: Martim Mas

A análise dos jatos na carta de 250 hPa (Figura 1), pode se ver o Jato subtropical percorrendo pelo subcontinente sul-americano entre os 20 e os 27 graus de latitude sul (Fúcsia) sobre Chile, Argentina e O Sul do Brasil. Os braços do Jato Polar Sul podem ser encontrados mais ao Sul do continente sobre a região patagônica do Chile e Argentina (JPN -Amarelo) e no Pacífico e Atlântico Sul entre os 55 e 60 graus de latitude Sul (JPS- Marrom). São observados sistemas de alta pressão formados sobre a Bolívia e no Oceano Atlântico aos 15S 10W, sendo este último a Alta Subtropical do Atlântico Sul, deslocada a norte de sua posição habitual de 30S.
 Figura1. Carta de vento e geopotencial em 250 hPa para o dia 15 de junho de 2016 00Z

A Figura 2 mostra a carta de 500 hPa. Identificam-se perturbações progressivas no Pacifico sul, uma delas sendo mais sobressaliente e se estendendo ao norte sobre os 85W. Uma crista é observada sobre a região Sul da Argentina, estendendo-se de norte a sul desde a Patagônia até a península Antártica. Esta crista favorece a formação de um cavado em 40W sobre o Atlântico sul. Mais ao Norte perturbações mais amplas aparecem sobre o pacífico entre 120W e 90W ao sul de 20S dando lugar à formação de um cavado. Sobre o oceano Atlântico observa-se um sistema de alta pressão em frente à costa do Uruguai e dos estados Brasileiros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, causado por uma crista observada entre 30 a 35S e 30W e que  acaba favorecendo a formação de dois cavados nesta região. Identifica-se ainda a persistência em níveis mais baixos do sistema de alta pressão sobre a Bolívia e os estados brasileiros de Rondônia e Mato Grosso, além de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Pacífico aos 105⁰ de longitude oeste à altura da costa do Chile.

 Figura 2. Carta de vento e geopotencial em 500 hPa para o dia 15 de Junio de 2016 00Z

As observações podem ser corroboradas na imagem de satélite do Infravermelho (a), onde são apreciadas as zonas de maior densidade de nuvens em altitude sobre o oceano Pacífico e na região patagônica. Há também uma grande área de poucas nuvens sobre a região da Bolívia e a região do Brasil ocupada pelos estados de Rondônia e Mato Grosso, fruto da inibição de movimentos ascendentes causada pela Alta. Da mesma maneira podem ser advertidas as zonas de alta e baixa umidade correspondentes aos sistemas de baixa e alta pressão respectivamente, na imagem de satélite correspondente ao vapor de água (b).

Figura 3. Imagens de Satélite Goes-13 do canal 3 (infravermelho  -a) e 4 ( Vapor de água -b) para o dia 15 de Junio de 2016 00Z.

Fontes:
  • Imagens Satélite:
http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic;jsessionid=94C934C03876C380B0FC2DBFB9F0A81E
  • Cartas meteorológicas:
http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.