Menu

domingo, 5 de junho de 2016

20160602 00Z

Por: Paola Bueno
Revisado por: Lucas 

00Z02062016


Para a carta em altos níveis (Figura 1), o jato subtropical (JST, linha vermelha) está situado entre 15ºS e 20ºS, se estendendo deste o Pacífico Central até o Atlântico, passando pelo norte do PR, sul do MS, SP, sul de MG e ES. Mais ao sul, encontra-se o ramo norte do Jato Polar (JPN), passando sobre o RS e sul do SC. Entre as latitudes de 35ºS e 60ºS, encontra-se o ramo sul do Jato Polar (JPS) distribuído em três núcleos, sul do Pacífico, e sul e porção central do Atlântico.


Figura 1. Análise do GFS-250 hPa para o dia 02 de junho de 2016 às 00Z. A linha laranja indica o JPN, a amarela o JPS e a vermelha o JST. As linhas roxas tracejadas indicam os cavados e as roxas "dente de serra" as cristas. A letra A em vermelho representa os centros de alta pressão. Fonte: MASTER.

No canal do vapor d'água (Figura 2), observa-se a Zona de Convergência Inter-Tropical (ZCIT) no Pacífico, aproximadamente, entre 5ºN e 10ºN, e também no Atlântico na faixa entre 0º e 5ºN. Além disso, observa-se novamente a presença do JST, JPN e JPS.

Figura 2. Imagem de satélite GOES-13 de vapor d'água das 00Z do dia 02 de junho de 2016.  A linha laranja indica o JPN, a amarela o JPS e a vermelha o JST. A ZCIT está indicada em verde.  Fonte: CPTEC.

Na carta de 500hPa, nota-se a presença de uma circulação anti-ciclônica sobre o Peru e oeste do Amazonas, e outra no sul da Argentina. Além disso, há uma circulação ciclônica a leste da Argentina, sobre o Atlântico Sul. Nota-se também a presença de um cavado na região central da Argentina, um sobre o Pacífico Sul e outro associado à circulação ciclônica. Em relação a presença de cristas, há uma sobre o Atlântico e uma referente à circulação anti-ciclônica no sul da Argentina.


Figura 3Análise do GFS-500 hPa para o dia 02 de junho de 2016 às 00Z. As linhas roxas tracejadas os cavados e as roxas "dente de serra" as cristas. A letra A em vermelho os centros de alta pressão e a letra B em azul os de baixa pressão.Fonte: MASTER.

No nível de 850hPa (Figura 4), a seta verde em destaque indica a presença e a direção do Jatos de Baixos Níveis (JBN), este fornece umidade e calor para as regiões central e sudeste do Brasil e pode favorecer a formação de nuvens convectivas. Há um centro de baixa pressão sobre a região sudoeste do Atlântico e um centro de alta pressão sobre o Pacífico Sul. Associado a esses dois centros, há os cavados e cristas, respectivamente. 

Figura 4. Análise do GFS-850 hPa para o dia 02 de junho de 2016 às 00Z. As linhas roxas tracejadas os cavados e as roxas "dente de serra" as cristas. A letra A em vermelho os centros de alta pressão e a letra B em azul os de baixa pressão. A seta em verde indica os JBN. Fonte: MASTER.

Na carta de superfície (Figura 5), há em destaque dois centros de baixa pressão, um sobre o sudoeste do Atlântico, já citado anteriormente, e outro no Pacífico central leste. Associado a baixa pressão do Atlântico, há uma frente fria em fase de oclusão, alcançando a frente quente. Já em relação a baixa pressão do Pacífico, há uma frente fria ainda em desenvolvimento acompanhada de uma frente quente. E como visto na Figura 1, a ZCIT está indicada em verde. Além disso, existe um pequeno centro de baixa pressão em desenvolvimento a leste do PR e sudeste de SP.

Figura 5. Análise do GFS- Superfície para o dia 02 de junho de 2016 às 00Z.  A letra A em vermelho os centros de alta pressão e a letra B em azul os de baixa pressão.  A ZCIT está indicada em verde. Frente fria (azul), frente quente (vermelho) e frente oclusa (roxo) também estão indicadas.Fonte: MASTER.

Na imagem do canal do infra-vermelho (Figura 6) pode-se ver a formação de nuvens associada a frente oclusa, fria e quente no Atlântico, as nuvens convectivas associadas a ZCIT ao norte da América do Sul e a convecção ao norte de São Paulo. 

Figura 6.  Imagem de satélite GOES-13 do canal infravermelho das 00Z do dia 02de junho de 2016. Fonte: CPTEC.

Essa convecção ao norte de SP esteve associada a grandes acumulados de precipitação durante a noite em SC, PR e na cidade de SP (Figura 7). Essa precipitação pode estar associada a presença do cavado em altos níveis, do JBN e do JST sobre o continente. 

Figura 7. Precipitação acumulada em 24h às 00Z do dia 02/06/2016. Fonte: OGIMET.

E durante a madrugada foram registradas chuvas fortes no estado de SP que estiveram associadas a grandes estragos.

Notícias: 
  1. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/chuva-ventos-fortes-e-granizo-causam-estragos-no-interior-de-sp.html
  2. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/06/chuva-alaga-hospital-derruba-arvores-e-deixa-43-mil-sem-energia-na-regiao.html
  3. http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/06/sud-menucci-decreta-estado-de-calamidade-por-causa-da-chuva.html


Referências: 
  1. Imagens de satélite: http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic
  2. Cartas sinóticas de 250, 500, 850hPa e superfície: http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob
  3. Precipitação acumulada 24 h: http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynop?zona=amersurc&base=complex&proy=orto&ano=2016&mes=06&day=02&hora=00&vr4=R4&enviar=Ver





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.