Menu

domingo, 26 de junho de 2016

20160625 00Z

Por: Jorge Rosas Santana 

Na carta sinótica de 250 hPa nota-se a presença do jato subtropical (JST - em vermelho) em altos níveis numa faixa entre 20°S e 30°S. O jato polar norte (JPN - em laranja) fica ao sul do jato subtropical. O jato polar sul (JPS) está numa faixa noroeste-sudeste entre os 40° e 55°S, passando por 40°S/20°W. Na figura notamos a presença de dois centros de alta pressão ao norte do JST, um localizado a oeste do Brasil e outro no Atlântico Sul (AS) perto da costa nordeste de Brasil. O centro de baixa pressão é visto no Atlântico a leste da entrada do mar do caribe.
Nota-se um Cavado localizado ao longo da costa oeste do norte do Chile com uma baixa acoplada ao sul, é previsto uma região de convergência ao norte de Argentina e Chile e assim uma possível formação de um centro de baixa pressão nesta região em baixos níveis. Nota-se também a presença de outro cavado com orientação noroeste-sudeste à leste, isto pode produzir convergência nos mares à leste do Uruguai e Argentina. Nota-se um cavado a leste dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Com presença de uma crista à oeste do mesmo, gerando assim advecçao quente para os Estados mais ao sul do Brasil e Uruguai. 

Figura 1. Carta de 250 hpa . Fonte:Master 


No perfil vertical de vento médio zonal em 80°W e 15°W. Pode-se observar nos dois gráficos boa definição dos jatos, o JPS entre os 50°S e 60°S. O ramo oeste do JPN encontra-se mais ao norte do que o ramo leste.

Figura 2: Corte vertical do vento médio zonal para 80°W (esquerda)  e para 15°W (direita).







Na carta de 500 hPa (Figura 3) mostra-se a uma alta bem definida no centro do Brasil. Temos um cavado a leste perto da costa leste do Brasil, propiciando advecção quente com a crista à oeste para os Estados à sudeste do Brasil. Neste nível uma baixa ao noroeste do Chile junto a um cavado, isto favorece desenvolvimento de convecção ao norte de Argentina. Uma alta pressão se localiza à oeste e outra baixa bem definida no Pacífico. Observa-se o JPS com fortes ventos numa faixa noroeste-sudeste que chega perto do sul do Chile e Argentina. Também nota-se um cavado à leste dos mares de Argentina, o núcleo de jato nessa região pode favorecer a formação de uma baixa em baixos níveis.

Figura 3: Carta de 500 hpa . Fonte:Master


Na carta de 850 hPa (Figura 4) nota-se dois centros de alta pressão entre os 30°S e 40°S e 90°W e 40°W. Uma alta mais ao norte com centro em 20°S e 20°W. Também uma baixa pressão em 70°W e 25°S. O jato em baixos níveis se mostra na direção norte-sul com máximo entre os 20° e 20°S, justamente na região ao leste do cavado mostrado em 500 hPa e 250 hPa. Nota-se a presença de um pequeno cavado ao leste de Argentina.

Figura 4. Carta de 850 hpa . Fonte:Master
 No nível de superfície (Figura 5) temos a presença de um sistema de baixa pressão acoplado a uma frente fria e quente nos mares à leste do Brasil. Uma alta pressão localizada no Pacífico nos mares ao norte do Chile. Um sistema de alta pressão atrás da frente fria no sul do Atlântico. Em combinação com a baixa pressão que está gerando ventos fortes para a costa central do Brasil nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Nota-se a ZCIT no Atlântico (8° e 4°N ) mais ao sul do que o Pacífico, que está entre o 6°N e 13°N.

Figura 5. Carta de superfície  . Fonte:Master
 Na imagem de satélite de  infravermelho (Figura 6) se mostra região de convergência e nuvens convectivas no noroeste  de Brasil e a região de pacifico da ZIC. Na região do norte de Argentina se mostra região de convergência com fortes ventos na altura. Convergência também se observa ao norte de America do Sul e a região do pacifico central, e menos forte no atlântico na região do ZIC. Se mostra tambem a banda de nebulosidade onde fica a frente fria.

Figura 6. Imagem de satélite de Infravermelho  . Fonte:CPTEC
Na imagem de vapor de agua (Figura 7) da para encontrar a regiões com convergência, mostra-se claramente a presença da ZIC e convergência a norte de Brasil. O JST e JPS (en vermelho e azul ) se mostra além de 4 vórtices ciclônicos (circulo vermelho). Observa-se também a presença de instabilidade baroclínica em formação ao norte de argentina. 
No mapa de temperaturas  mostra-se os valores de temperatura do ar para as 00 de este dia. Mostra-se o contraste para o Brasil tudo com altas temperaturas ao norte chegando perto 28 graus. Enquanto ao sudeste temos baixo valores de temperatura chegando ate 8 e 10 graus.



Figura 7: Imagem de satélite de vapor de agua  . Fonte:CPTEC.


Figura 8: Temperaturas a 00 Z: Fonte :INMET.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.