Menu

segunda-feira, 27 de junho de 2016

20160626 12Z

Analisando a Figura 1, correspondente ao nível de 250hPa, observa-se que os Jatos Polares estão localizados mais ao sul do Hemisfério Sul. O Jato Subtropical (em vermelho), pode ser localizado entre as latitudes de 20 e 40 S e, é possível observar também que seu ramo localizado entre as longitudes de 50 e 40 W possivelmente está dando suporte para o desenvolvimento de uma baixa em superfície. O Jato Polar Norte (em laranja) está localizado entre as latitudes de 30 e 55 S, enquanto o Jato Polar Sul (em roxo) fica confinado apenas entre as latitudes de 45 e 60 S.

Figura 1: Campo de linhas de corrente  e geopotencial em altitude ao nível de 250hPa das 12UTC do dia 26 de Junho de 2016.

Observa-se na Figura 2 que os dois ramos do Jato Polar ainda estão configurados no nível de 500hPa. Há também a presença de dois cavados, um configurado entre as latitudes de 15 e 30 S e longitudes de 30 a 20 W e, um segundo localizado mais ao sul, entre as latitudes de 35 e 50 S e longitudes de 50 e 40 W. Observa-se um vórtice ciclônico configurado na costa oeste do continente sul americano, o que introduz massas de ar oceânicas para essa região do continente. Sobre o sudeste do Brasil, há a presença de um centro de alta pressão, o que provoca uma compressão adiabática desde esse nível até a superfície, inibindo a formação de nuvens e causando aumento de temperatura no período diurno e uma grande queda da temperatura durante a noite. 

Figura 2: Campo de linhas de corrente  e geopotencial em altitude ao nível de 500hPa das 12UTC do dia 26 de Junho de 2016.

Na Figura 3, observa-se a configuração da atmosfera no nível de 850hPa. Nota-se a presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), localizada entre as latitudes de 30 e 40 S e longitudes de 40 e 20 W, e também uma alta localizada no Oceano Pacífico Leste, entre as latitudes de 25 e 35 S e longitudes de 90 e 80 W. Há também um centro de baixa pressão localizado na costa sul do continente sul americano, entre as latitudes de 40 e 50 S e longitudes de 50 e 40 W. Sobre o continente, nota-se a configuração de uma crista na região sudeste. Além disso, observa-se a configuração de um cavado entre as latitudes de 40 e 60 S e longitudes de 120 e 110 W. 

Figura 3: Campo de linhas de corrente  e geopotencial em altitude ao nível de 850hPa das 12UTC do dia 26 de Junho de 2016.

Para a análise do nível de superfície (Figura 4), observa-se que desprendeu-se uma frente fria do centro de baixa pressão mencionado na figura anterior sobre o Oceano Atlântico, com uma ramo frio, um ramo quente e um ramo ocluso. Esta frente ainda não atingiu o continente, porém, como apresenta um ramo ocluso e observa-se que o Jato Subtropical localiza-se no lado norte da baixa, possivelmente esta não irá se desenvolver além da configuração atual. Há também a presença de uma frente fria localizada entre as latitudes de 35 e 55 S e longitudes de 120 e 100 W, com uma ramo frio, um quente e um ramo ocluso. Os centros de alta pressão mencionados na figura anterior se estendem até o nível de superfície. Observa-se também que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada no Hemisfério Norte, o qual apresenta as maiores Temperaturas de Superfície do Mar (TSM) por apresentar-se na estação de verão. 

Figura 4: Campo de linhas de corrente  e geopotencial em altitude ao nível de 1000hPa das 12UTC do dia 26 de Junho de 2016.

Na Figura 5, observa-se a imagem do satélite GOES para o canal do Infravermelho. Nota-se a nebulosidade referente aos centros de baixa pressão e suas frente-frias, um localizado no Oceano Pacífico Sudeste e outro localizado no Oceano Atlântico Sudoeste. Observa-se que sobre a Argentina também há a configuração de uma nebulosidade a qual se estende até o ramo frio da frente fria localizada no oceano. É possível observar também a nebulosidade referente a ZCIT, a qual pode ser facilmente localizada.

Figura 5: Imagem de Satélite (GOES-13) do Canal Infravermelho das 12UTC do dia 26 de Junho de 2016. FONTE: CPTEC






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.