Menu

terça-feira, 26 de maio de 2015

20150526

Análise sinótica por:
Alberto Bié
Lucas Paiva

Figura 1: Imagem de satélite no canal de vapor d'água.

A figura 1 mostra o Jato Subtropical (JST - vermelho) iniciando-se na região central do Pacífico Sul, passando por Chile, Argentina e Uruguai e estendendo-se até o oceano Atlântico. Nota-se também apenas um pequeno ramo do núcleo do Jato Polar Norte (JPN - laranja), também sobre o Atlântico. Já o Jato Polar Sul (JPS - amarelo) adquire uma orientação predominantemente zonal, entre 45 S e 50S. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Atlântico persiste, enquanto que a área de instabilidade sobre a Amazônica se enfraquece. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se ao norte do Equador, a uma latitude de 5N sobre o Atlântico e aproximadamente 10N sobre o Pacífico.


Figura 2: Carta sinótica em 250hPa.

Corroborando a imagem de satélite, observa-se uma configuração predominantemente zonal dos jatos de altos níveis (exceto a oeste da América do Sul, onde está contornando um cavado). Podemos observar o núcleo do JST localizado em 35S e 45W e o núcleo do JPN entre 20W e 0, na latitude de 40S. Nota-se ainda uma assinatura do JPS, melhor observada no nível de 500hPa. O VCAN, localizado aproximadamente em 20S e 30W, auxilia na inibição de convecção na região NE (?). Circulação anticiciclônica sobre MS e SP.

Figura 3: Carta sinótica em 500hPa.

Como comentado na figura 2, o JPS apresentou uma assinatura em 250hPa e mostra-se mais evidente em 500hPa, entre 45S e 50S, 70W e 10W. Entre 80W e 70W, aparece uma crista por toda a porção Sul do Chile. Ainda se observa a circulação horária do VCAN neste nível, bem como a formação de duas circulações anti-ciclônicas em ambos os oceanos. Cavado na costa oeste da América do Sul e circulação anticiclônica sobre SP, MG e MS.


Figura 4: Carta sinótica de 850hPa.

Aqui, ainda pode-se observar as circulações anti-ciclônicas nos oceanos, e uma sobre o Sudeste brasileiro, possivelmente uma alta pós-frontal associada à frente fria identificada no dia anterior (25.05). Sobre o Pacífico Sul, três núcleos de baixa pressão são identificados, que estão associados ao acúmulo de umidade observado na mesma região pela imagem de satélite (Figura 1). A baixa localizada em 45S e 90W carrega um cavado associado a uma frente fria, a ser vista em superfície.

Figura 5: Carta Sinótica em superfície.

A circulação de alta encontrada na média atmosfera sobre o Pacífico já não é observada em superfície, bem como a alta pós-frontal (Alta no Pacífico, na costa oeste do Chile, Alta pós-frontal no Uruguai, Frente fria acompanhando a linha de espessura entre 1000 e 500hPa de 564dam entre 50 e 20oW, dar continuidade às frentes analisadas no dia anterior). Porém, a alta localizada no Atlântico refere-se à ASAS. Como o cavado da figura anterior indicou, existe uma frente fria associada à baixa de 45S e 90W que se aproxima do continente. As imagens do vapor d'água para os horários seguintes mostram um aprofundamento desse cavado.

Figura 6: Linhas de corrente e divergência de umidade em 1000hPa.

Para melhor identificar a ZCIT e a frente fria, a Figura 6 mostra uma região de grande convergência de umidade concomitante à frente. Nas latitudes da ZCIT, as linhas de corrente indicam um escoamento de orientação NE-E (?) no Atlântico e zonal no Pacífico. Apesar apresentar convergência de umidade nessa figura, a baixa localizada em 53S e 90W não parece carregar uma frente fria associada, pois a Figura 5 mostra uma advecção quente e um gradiente de espessura fraco. (A frente pode ser melhor identificada usando os campos de vorticidade ciclônica e convergência de umidade em 1000hPa).


Referências:

Fig. 1 (adaptado): http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic

Fig. 2 (adaptado): http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Fig. 3 (adaptado): http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Fig. 4 (adaptado): http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Fig. 5 (adaptado): http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Fig. 6 (adaptado): http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&pos=1&prod=previsao_glob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.