Menu

domingo, 7 de junho de 2015

20150607

20150607 - 00Z
Analisado por: Vítor Lopes





Figura 1. Imagem do Satélite GOES-13 no infravermelho. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. Fonte: INPE/CPTEC/DSA.


Na análise da imagem no canal do infravermelho do satélite GOES-13 (Figura 1) nota-se a presença dos Jatos de Altos Níveis atuando sobre boa parte da região centro-sul da Argentina e Uruguai. O furacão Blanca, citado nas análises anteriores, continua atuando sobre o Pacífico Equatorial, porém bastante enfraquecido, espera-se que já nos próximos dias esse sistema se dissipe. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a atuar sobre o Pacífico na altura da Colômbia, e sobre o Atlântico na altura do Amapá. 


Figura 2. Análise da carta sinótica de 250hPa. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. As linhas tracejadas em preto representam as regiões de cavado. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de altos níveis (Figura 2) nota-se um escoamento dos Jatos de Altos Níveis bastante zonal sobre o continente, ou seja, sem a presença de cavados e cristas. Essa configuração faz com que sistemas transientes vindos do extremo sul sejam deslocados mais rapidamente em direção ao Atlântico, desta forma, a probabilidade de qualquer desses sistemas atingirem a região sudeste do Brasil é bastante pequena.


Figura 3. Análise da carta sinótica de 500hPa. As linhas em laranja e amarelo representam os jatos Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de 500hPa (Figura 3) nota-se a presença dos Jatos Polar Norte e Polar Sul atuando sobre a região central de Chile e Argentina. Uma região de alta pressão atua sobre o Paraguai e pode estar associada pouca nebulosidade presente na região (Figura 1). 


Figura 4. Análise da carta sinótica de 850hPa. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de 850hPa (Figura 4) nota-se um escoamento bastante intenso associado ao ramo oeste da ASAS, por conta dele, boa parte do fluxo da região é direcionado para o Atlântico sudeste. Outro escoamento bastante intenso pode ser percebido atuando sobre o litoral do Chile.


Figura 5. Análise da carta sinótica de superfície. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de superfície das 00Z (Figura 5) nota-se a presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) com centro de baixa associado localizado em, aproximadamente, 30°S/20°O. Embebido em parte do seu ramo oeste, se destaca um cavado que atua sobre boa parte do litoral do Nordeste. Já a Alta Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) atua sobre o Pacífico oeste com seu centro de baixa localizado fora do domínio da imagem. Dela se desprendem dois cavados que atuam também sobre o Pacífico. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua em torno de 04°N/06°N, sobre o Atlântico, e próximo de 05°N/10°N sobre o Pacífico. Um sistema frontal, com centro de baixa localizado em torno de 53°S/34°O, se estende desde a província de Santa Fé, na Argentina, até o Atlântico adjacente. Outros sistemas transientes podem ser observados sobre o Atlântico sul e leste.


Figura 6. Precipitação acumulada em 24h. Fonte: Ogimet.

Na Figura 6 nota-se um acumulado de precipitação sobre grande parte do litoral nordeste do Brasil. Essa precipitação é decorrente do cavado posicionado no ramo oeste da ASAS (Figura 5). Esse cavado favorece a convergência em superfície que, consequentemente, resulta na formação de nuvens.


Referências:

Cartas sinóticas de 250hPa, 500hPa, 850hPa e superfície (Figuras 2, 3, 4 e 5) (modificadas) de:
<http://img0.cptec.inpe.br/~rgptimg/Produtos-Pagina/Carta-Sinotica/Analise/impressao/>

Imagem de satélite (Figura 1) (modificada):
<http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic>

Precipitação acumulada em 24h (Figura 6):
<http://www.ogimet.com/gsynop.phtml>

Produtos GPT:
<http://gpt.cptec.inpe.br/>







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.