Menu

quarta-feira, 24 de junho de 2015

20150624


Análise sinótica do dia 24 de junho de 2015 - 00Z

Analisado por: Victor R. Chávez Mayta e Vítor Silva Lopes


Figura 1. Imagem do Satélite GOES-13 no infravermelho. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. Fonte: INPE/CPTEC/DSA.

A Figura 1 apresenta a imagem do satélite Goes-13 para o canal do infravermelho. Nota-se a presença do Jato Subtropical atuando sobre parte dos estados de Santa Catarina e São Paulo. A presença desse ramo dá suporte ao sistema frontal em superfície (Figura 5).  Já os jatos polares estão diretamente associados a sistemas transientes localizados sobre o Pacífico.


Figura 2. Análise da carta sinótica de 250hPa. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. As linhas tracejadas em preto representam as regiões de cavado. Fonte: Master.

Na análise da carta de altitude (Figura 2) nota-se a presença do Jato Subtropical atuando sobre parte dos estados do Paraná e São Paulo e sobre o norte da Argentina. A posição desse ramo dos jatos de altos níveis favorece a convergência em superfície, o que pode ser confirmado tanto pela Figura 1, através das regiões de convecção, como pela Figura 5, na região de atuação do sistema frontal que se encontra sobre o continente. Um cavado atua desde o extremo sul da Bahia até o noroeste da América do Sul.

Figura 3. Análise da carta sinótica de 500hPa. As linhas tracejadas em preto representam as regiões de cavado. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de 500hPa (Figura 3) nota-se um cavado sobre parte do litoral sul/sudeste. Esse cavado está diretamente associado ao sistema frontal em superfície (Figura 5). Outros dois cavados podem ser observados sobre o Pacífico, e, como no caso anterior, eles também estão ligados a sistemas transientes em superfície.


Figura 4. Análise da carta sinótica de 850hPa. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de 850hPa (Figura 4) notam-se dois principais escoamentos. O primeiro deles, associado à Alta Subtropical do Atlântico Sul, direciona o fluxo em direção ao Atlântico sudeste. O segundo está atrelado ao anticiclone pós-frontal, Andes e ao ciclone sobre o Pacífico, todas essas forçantes direcionam o escoamento para o sul da Argentina.

Figura 5. Análise da carta sinótica de superfície. Fonte: INPE/CPTEC.

Na análise da carta sinótica de superfície (Figura 5) nota-se a presença de dois sistemas frontais acoplados que atuam sobre Bolívia, Paraguai, norte da Argentina, grande parte do sudeste até o Atlântico adjacente. Associado a este sistema, um anticiclone pós-frontal se estende desde o sul da Argentina até o litoral de São Paulo. A queda brusca na temperatura está diretamente associada à advecção de ar frio proveniente deste anticiclone. Outros sistemas transientes podem ser observados sobre o Pacífico. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) está localizada em, aproximadamente, 8°O/33°S. Já a Alta Subtropical do Pacífico Sul tem centro de alta em torno de 120°O/32°S. A Zona de Convergência Intertropical atua entre 5°S - 10°S tanto no Atlântico como no Pacífico.


Figura 6. Precipitação acumulada em 24h. Fonte: Ogimet.

Em relação a análise do dia anterior, nota-se um maior acumulado sobre o sudeste do Brasil. Esse aumento está diretamente associado a incursão do sistema frontal que favoreceu a convecção sobre essa região. Sobre o restante do Brasil não houveram grandes mudanças nos acumulados, indicando que grande parte dos sistemas que atuaram sobre o Brasil no dia 23/06 persistiram para o dia de hoje.


ANEXOS


Figura 7. Corte vertical para a longitude 10W. Fonte: Master-IAG.


Figura 8. Corte vertical para a longitude 110W. Fonte: Master-IAG.



Figura 9. Intensidade e direção do vento. Fonte: < http://earth.nullschool.net>.


Figura 10. Vorticidade (contorno) e Divergência de umidade em 1000hPa. Fonte: Master-IAG.


REFERÊNCIAS

Cartas sinóticas de 250hPa, 500hPa, 850hPa e superfície (Figuras 2, 3, 4 e 5) (modificadas) de:
<http://img0.cptec.inpe.br/~rgptimg/Produtos-Pagina/Carta-Sinotica/Analise/impressao/>

Master - IAG/USP

Imagem de satélite (Figura 1) (modificada):
<http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic>

Precipitação acumulada em 24h (Figura 6):
<http://www.ogimet.com/gsynop.phtml>

Produtos GPT:
<http://gpt.cptec.inpe.br/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.