Menu

sexta-feira, 5 de junho de 2015

20150605

20150605

Análise Sinótica de 05.06.2015, às 00Z.

Análise por:
Ricardo Vilela
Raidiel Puig


Figura 1. Imagem do satélite GOES-13 para o vapor d'água das 00Z do dia 05 de junho de 2015. Fonte: CPTEC

Na imagem de satélite é possível notar o JST (linhas vermelhas) em torno de 30ºS no Pacífico, voltando para o norte do Chile. Um segundo núcleo se estende sobre o Oceano Atlântico próximo de 25ºS. Mais ao sul, o ramo norte do Jato Polar (linha laranja) cruza sobre o Chile e a Argentina até o Atlântico, onde se curva no sentido horário. Já o ramo sul percorre pelo extremo sul do continente, mudando em direção mais ao norte sobre o Atlântico.


Figura 2. Carta sinótica em 250 hPa. Fonte: CPTEC/INPE


Os Jatos de altos níveis são observados ao Sul da figura, na mesma configuração observada na imagem de satélite. Essas posições foram definidas seguindo o critério de identificação dos jatos através dos níveis geopotenciais. Pode-se observar a presença de diversas cristas e cavados, sendo os mais significativos a crista próxima a 10°W e o cavado próximo a 40°W. Nota-se a presença da uma baixa, uma em 48°S-95°W.


Figura 3. Carta sinótica em 500 hPa. Fonte:  CPTEC/INPE

A análise da carta sinótica em 500 hPA ainda apresenta alguns traços dos JPS e JPN, principalmente sobre o oceano Pacífico. Um centro de altas se pode observar em 20°S-77°W. Mais ao sul, observa-se uma baixa com o valor de 528 dam. Pode-se notar a presença da diversas cristas e cavados, ficando o cavado a mais acentuado na região oeste do oceano Atlântico. Também é possível notar o furacão Blanca.


Figura 4. Carta sinótica em 850 hPa. Fonte:  CPTEC/INPE


Em 850 hPa, é possível notar as circulações anticiclônicas dos sistemas de alta pressão do atlântico e do pacifico. A circulação da ASAS está exercendo papel importante no transporte de umidade do oceano para o continente e também da região amazônica para a região próxima ao sul do Brasil onde se localiza um cavado que também pode ser identificado na carta de superfície. Outro cavado também e observado no oceano atlântico e também está presente em superfície. Corrigir o centro de ALTA em 90W - 60S


Figura 5. Carta sinótica de Superfície. Fonte: Master/IAG.



Figura 6. Imagem do satélite para o infra vermelho das 00Z do dia 05 de junho de 2015.



A carta sinótica de superfície do dia 05/06/15 às 00Z observa-se um sistema frontal semi-estacionário no oceano Atlântico com intensa baixa pressão associada com valores de aproximadamente 968 hPa e com centro, já em oclusão, localizado em 57o S e 13o W. Quase paralelo e ao norte dessa frente fria existe um extenso cavado que gera convergência de umidade, e advecção fria de temperatura, e consequentemente instabilidade atmosférica. O centro da ASAS está localizado em aproximadamente 30oS e 5oW e possui pressão de 1028 hPa. Próximo à costa da Argentina entre 42o e 45o S observa-se um cavado, e associado a ele muita nebulosidade na região. No oceano Pacífico também existe uma frente fria que está próxima a costa do Chile. O centro de baixa pressão associado dessa frente com valor de 984 hPa se encontra em aproximadamente 48oS e 98oW. A Figura 6 mostra a ZCIT bem definida tanto no Oceano Atlântico quanto no Pacífico entre 5 e 10 o N, e a presença de um ciclone tropical ao sudoeste de México sobre o Pacífico.


Figura 7. Acumulado de precipitação em 24h. Fonte: ogimet.com



Nesta imagem, observam-se os acumulados de precipitação nas últimas 24 horas, com chuvas no Nordeste devido a convergência de umidade no litoral, e na região Norte pelo calor e umidade presentes na área. No resto de Brasil observa-se pouca precipitação como consequência do predomínio do anticiclone.  

Referências:

(1) Imagem de satélite: http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logi

(2) Modelo de Previsão Global – MASTER-IAG:  http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

(3) Produto Aulamaster - MASTER-IAG

(4) http://www.ogimet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.