Menu

terça-feira, 16 de junho de 2015

20150616

Análise Sinótica do dia 16.Junho.2015, às 12Z

Análise por: Lucas Paiva


Figura 1: Imagem de satélite GOES-13 do canal Infravermelho, de 16.Jun.2015, 12Z. Em verde, ZCIT; jatos em vermelho (JST), laranja (JPN) e amarelo (JPS) (adaptado de CPTEC)

A imagem de satélite, capturada no canal de infravermelho do GOES-13, mostra uma extensa Zona de Convergência do Atlântico Norte (ZCIT) sobre o Oceano Atlântico e uma banda sobre o Oceano Pacífico compreendida entre as latitudes de 0° e 10°N, aproximadamente. O Jato Subtropical (JST) se estende por Chile, Argentina e região sul do Brasil, adquirindo maiores componentes meridionais sobre médias latitudes do Atlântico. O Ramo Norte do Jato Polar (JPN) aparece apenas sobre o mesmo oceano. Nota-se também um longo Ramo Sul do Jato Polar (JPS) em torno de 47°S.

Figura 2: Carta sinótica de vento, isotacas e geopotencial em 250 hPa. Jatos em vermelho (JST), laranja (JPN) e amarelo (JPS) (adaptado de MASTER-IAG)

Em altos níveis, há a presença de três anticiclones no Hemisfério Sul, centrados em (-5, -100), (-7, -70) e (-15, -60), aproximadamente; e um anticiclone no Hemisfério Norte, a 10°N e 40°W. Alguns cavados e uma crista também aparecem, associados a sistemas de baixa pressão em superfície. Vê-se novamente os Jatos de Altos Níveis, agora representados sobre os núcleos de velocidade. O corte vertical ilustrado na figura 3 indica a posição de todos os ramos de jatos.

Figura 3: Corte vertical na longitude de 45°S. Temperatura potencial (colorido, em K) e velocidade do vento (linhas pretas, em m/s). (Fonte: MASTER-IAG)

Comparativamente à carta de 250 hPa (Figura 2), corroboram-se as posições do JST em 20°S, com temperatura potencial na região de 340-350 K, do JPN, entre 35°S e 40°S, cuja velocidade chega a 40 m/s, e do JPS, entre 45°S e 50°S, com temperatura potencial inferior. Esse corte, entretanto, permite observar uma segundo ramos sul do JP, localizado em 65°S.


Figura 4: Carta sinótica de vento, isotacas e geopotencial em 500 hPa, para 16.JUN.2015, 12Z. Jatos em laranja (JPN) e amarelo (JPS) (adaptado de MASTER-IAG)

Em 500 hPa, ainda notam-se assinaturas dos JPN e JPS. A baixa centrada em (-45,-105) possui um cavado associado, já identificado em altos níveis, indicando movimentos acendentes à leste do sistema. Observam-se também outros dois cavados, um em torno de 40°W e outro a 55°S.

Figura 5: Carta sinótica de vento, temperatura e geopotencial em 850 hPa. (adaptado de MASTER-IAG)

Muitos sistemas começam a aparecer em 850 hPa. Uma região de alta pressão permanece sobre o Centro-Oeste brasileiro. Pode-se apontar as duas altas subtropical de médias latitudes: a Alta Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) e a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Ainda se observa a presença da baixa sobre o Pacífico, com cavado associado, bem como de três outras baixas em latitudes maiores. Um extenso gradiente de temperatura cruza o Atlântico até atingir o continente, indicando a posição da frente fria que vem agindo nos últimos dias.

Figura 6: Carta sinótica de pressão e espessura (1000-500) em superfície. (adaptado de MASTER-IAG)

Como visto na imagem anterior, a frente fria avançou um pouco mais para leste com relação ao dia anterior, assim como a alta pós-frontal associada. Há outras duas frentes frias, uma associada à baixa próxima ao extremo sul do continente, com um curto trecho em oclusão, e outra ainda no Pacífico Sul, avançando junto ao ciclone de baixa pressão. A figura 7 endossa o posicionamento das frentes frias através de valores negativos de vorticidade e da convergência de umidade na região das frentes.


Figura 7: Vorticidade e Divergência de umidade em 1000 hPa. (Fonte: MASTER-IAG)


Referências:

MASTER-IAG: http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

Boletins e Análises Técnicas - CPTEC: http://www.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=&idQuadros=142

DSA-CPTEC (Imagens de Satélite): http://satelite.cptec.inpe.br/repositorio5/goes13/goes13_web/ams_vapor_alta/2015/06/S11232954_201506161200.jpg

Produtos gerados: Análise do GFS - MASTER-IAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.