Menu

segunda-feira, 8 de junho de 2015

20150608

Analisado por: Alberto J. Bié


Figura 1: Imagem de Satélite no canal de Vapor de água. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em azul claro.

Na imagem de satélite (canal de Vapor de água) nota-se uma região bastante seca sobre a região central da América do sul. O JST se estende desde o sul do oceano pacífico, atravessando o centro do Chile, Argentina, Uruguai e o extremo sul do Rio grande do Sul. O JPN encontra-se próximo do JST, atravessando o centro do Chile e da Argentina. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a atuar sobre o Pacífico na região da Colômbia, e sobre o Atlântico na região do Amapá, tal como em visto na análise anterior.




Figura 2: Carta sinótica em 250 hPa. As linhas em vermelho, laranja e amarelo representam os jatos Subtropical (JST), Polar Norte (JPN) e Polar Sul (JPS), respectivamente. As linhas tracejadas em preto representam as regiões de cavado. Fonte: INPE/CPTEC.

Em 250 hPa são visíveis os Jatos de altos níveis. Pode-se ver o núcleo do JST e do JPN sobre o centro do Chile e da Argentina (na divisa). Observa-se uma circulação anti-ciclônica sobre o Perú, Chile e a Bolívia, um cavado que se estende desde o oceano Atlântico, passando por Espírito Santo, Minas gerais até o Pará. Observam-se mais dois cavados, um sobre o Pacífico Sul e outro sobre o Atlântico Sul (ao sul da costa Argentina), este último associado a uma circulação de baixa sobre o extremo sul do Atlântico Sul.




Figura 3: Carta sinótica em 500 hPa. As linhas em laranja e amarelo representam o Jato Polar Norte (JPN) e o Jato Polar Sul (JPS), respectivamente. Fonte: INPE/CPTEC.

Em 500 hPa são observados os JPN e JPS. A circulação anti-ciclônica observada, em 250 hPa, sobre o Perú, Chile e a Bolívia encontra-se deslocada um pouco para sudeste em 500 hPa, inibindo convecção e proporcionando a secura que é observada sobre aquela região pela imagem de satélite (Figura 1). Observam-se duas circulações ciclônicas fechadas sobre o extremo sul do Atlântico Sul, uma sobre o Pacífico Sul, próximo a costa do Chile, associada a uma crista e um cavado bastante pronunciados.



Figura 4: Carta sinótica em 850 hPa. Fonte: INPE/CPTEC

Em 850 hPa nota-se a presença do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) sobre a região central do Atlântico Sul, advectando umidade para a região Nordeste do Brasil, e a região centro-leste está sobre influência da circulação dos ASAS. Sobre o extremo sul do Atlântico Sul, as circulações ciclônicas, observadas em 500 hPa persistem, e estão associadas a duas frentes que já foram observadas em análises anteriores. Um cavado, é observado sobre o pacifico sul, associado a circulação de baixa, que em 850 hPa já não forma um centro fechado tal como em 500 hPa.  




Figura 5: Carta sinótica em superfície. As linhas sólidas representam a pressão reduzida ao nível médio do mar e as linhas tracejadas representam a espessura entre 500 e 1000 hPa. Fonte: INPE/CPTEC

Em superfície, duas frentes avançam sobre o Atlântico Sul, uma frente relativamente estacionária em relação a análise anterior, e a outra frente (próxima a costa da Argentina) avançou mais para leste em relação a análise anterior. Observa-se uma frente sobre o extremo sul do Pacífico Sul e um intenso gradiente de espessura é observado a nordeste da ASPS, associado a uma baixa pressão (que não fecha o centro) sobre a costa sul do Chile.


Figura 6. Precipitação acumulada em 24h. Fonte: Ogimet.

Nesta figura nota-se o acumulado de precipitação sobre a zona costeira da região nordeste do Brasil, decorrente da umidade que é “advectada” pela ASAS (Figura 5). Na região norte do continente notam-se, no Ama, grande acumulados de precipitação, estas regiões encontram-se sobre a influencia da ZCIT.



Referências:

Cartas sinóticas de 250hPa, 500hPa, 850hPa e superfície (Figuras 2, 3, 4 e 5) (modificadas) de:
<http://img0.cptec.inpe.br/~rgptimg/Produtos-Pagina/Carta-Sinotica/Analise/impressao/>

Imagem de satélite (Figura 1) (modificada):
<http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logic>

Precipitação acumulada em 24h (Figura 6):
<http://www.ogimet.com/gsynop.phtml>


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.