Menu

segunda-feira, 15 de junho de 2015

20150615

Análise por:
Leandro Rocha

Análise sinótica do dia 15/06/2015


Figura 1:  Imagem de satélite GOES-13 de vapor d'água das 00Z do dia 15 de junho de 2015.  A linha vermelha indica o JST, a vermelha o JPN e a linha amarela o JPS.

  A imagem de satélite de vapor d'água (Figura 1) indica a ZCIT localizada sobre o Atlântico Norte, com orientação WSW-ENE e bastante umidade, entretanto ela só está ativa mais longe do continente. No pacífico, ela é visível em toda imagem, no entanto sem nuvens com topos muito frios. É possível notar o JST em torno de 30ºS no Pacífico se estendendo até a região Sul do Brasil, onde ele se acopla ao JPN devido ao avanço da frente fria. No pacífico também é possível observar o JPS associado ao gradiente de umidade. 

Figura 2: Carta sinótica em 250 hPa. Jatos de altos níveis identificados pelas cores: vermelha (JST), laranja (JPN) e amarelo (JPS). (Fonte: MASTER-IAG)

  Em altos níveis nota-se a presença do JST em quase toda imagem, sendo que no Atlântico ele está associado ao JPN. No Pacífico também há a presença do JPS, verificado pelo corte vertical feito na longitude 90°W (Figura 3) mostrando dois núcleos distintos, mais ao norte o JST e ao sul o JPS. Também foi feito um corte vertical em 25°W (Figura 4) mostrando dois núcleos, mais sul o JPS mas com pouca intensidade e ao norte o JPN acoplado ao JST, pois a posição do núcleo é a mesma que na figura 3, entretanto os valores de temperatura potencial são menores. Além disso é possível ver três regiões de circulação anticiclônica (13°S-15°W, 13°S - 60°W, 40°S -  90°W), uma região ciclônica em 33°S - 100°W e dois cavados, um que se estende do Atlântico até o interior do Nordeste e outro ao sul da imagem que vai do Atlântico até o Chile.

Figura 3: Corte vertical da temperatura potencial (K) em 90°W, entre as latitudes 70°S w 10°S. Sombreamento indica intervalos de theta; isolinhas brancas, pontos médios dos intervalos; isolinhas pretas, magnitude do vento (m/s) (Fonte: MASTER-IAG)

Figura 4: Corte vertical da temperatura potencial (K) em 25°W, entre as latitudes 70°S w 10°S. Sombreamento indica intervalos de theta; isolinhas brancas, pontos médios dos intervalos; isolinhas pretas, magnitude do vento (m/s) (Fonte: MASTER-IAG)

Figura 5: Carta sinótica no nível de 500 hPa. JPN em laranja e JPS em amarelo. (Fonte: MASTER-IAG).

  Em 500 hPa, verifica-se três regiões de circulação anticiclônica em 20°S - 20°W, 10°S - 95°W e 37°S - 90°S e duas ciclônicas em 25°S - 110°W e 35°S - 100°W. Há a presença também de dois cavados praticamente associados entre eles, um se estendendo do Atlântico até o Uruguai e outro na região da Cordilheira dos Andes. No oceano Altântico e em parte do continente nota-se o JPN associado à uma frente fria em superfície, e no Pacífico o JPS com valores mais baixos de altura geopotencial. 

Figura 6: Carta sinótica no nível de 850 hPa. (Fonte: MASTER-IAG).

  Em 850 hPa (Figura 6), é possível visualizar duas regiões de circulação anticiclônica, uma no Pacífico (35°S - 90°S) associada a um anticiclone transiente em superfície e outra no Atlântico (25°S - 15°W) associada ao ASAS. Também verifica-se duas áreas de circulação ciclônica em 43°S - 5°W e 55°S - 55°W, esta última com um cavado que se estende até o continente americano, além de outro cavado no Pacífico perto de 55°S - 105°W. 


Figura 7: Carta sinótica em superfície. Em verde está assinalada a ZCIT. (Fonte: MASTER-IAG)

  Na carta sinótica de superfície (PRNM), a ZCIT encontra-se bem definida no oceano Atlântico com orientação WSW-ENE, e no Pacífico, localizada entre 5°N e 10°N. Verifica-se também o ASAS localizado em 25°S e 15°W e outra região de alta pressão no Pacífico. Há três regiões de baixa pressão com circulação fechada na imagem, uma em 45°S - 10°W, outra em 55°S - 100°W, com frente fria e quente associadas à ela, e outra em 55°S - 55°W, com frentes associadas à ela, sendo que a frente fria se estende até o estado de São Paulo. Nota-se um cavado invertido na região do litoral da Bahia. 

Figura 8: Acumulado de precipitação em 24h (Fonte: ogimet.com)

  Na imagem acima observa-se os acumulados de precipitação nas últimas 24 horas. Na região Sul do Brasil, os acumulados foram bastante elevados devido à passagem de uma frente, que ficou estacionária por um tempo mas já se deslocou para o Sudeste. No Nordeste a precipitação ocorreu no litoral, onde os maiores acumulados foram registrados no litoral baiano, devido a presença de um cavado invertido e uma convergência de umidade na região, como mostrado na figura 9, figura que também foi utilizada para traçar as frentes na carta sinótica em superfície. 

Figura 9: Divergência de umidade em 1000 hPa. (Fonte: Aulamaster)


Referências:

(1) Imagem de satélite: http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes.formulario.logi

(2) Modelo de Previsão Global - MASTER-IAG:  http://www.masterantiga.iag.usp.br/ind.php?inic=00&prod=previsao_glob

(3) Produto Aulamaster - MASTER-IAG

(4) http://www.ogimet.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.